Mudança de Base Genética 2025

MUDANÇAS NA PROVA DE ABRIL DE 2025

O lançamento da Prova Genética de Abril de 2025 pelo CDCB (Council on Dairy Cattle Breeding) trouxe várias mudanças importantes. Primeiramente, a Prova de Abril de 2025 incluiu uma mudança na base genética, afetando as características avaliadas pelo CDCB. Em segundo lugar, as fórmulas do NM$ e do TPI foram ajustadas para considerar novos valores econômicos dentro dos cálculos. É fundamental compreender essas mudanças para a tomada decisões de seleção e melhoramento genético considerando as novas avaliações do CDCB.

O QUE É A MUDANÇA DE BASE DO CDCB?

Quando uma amostra de um animal é enviada para um laboratório genômico, como o Genetic Visions-ST™, o DNA desse animal é comparado com uma população de referência ou com um grupo de animais com dados de produção, manejo e/ou classificação que ficam armazenados na Base de Dados Nacional do CDCB (EUA). Isso permite que o CDCB faça previsões sobre a capacidade prevista de transmissão (PTA) do animal, ou seja, como ele contribuirá para diferentes características produtivas, de saúde, reprodução e conformação.

Essa população de referência é atualizada a cada 5 anos desde 1980 e é conhecida como a “base” genética. Quando a base é atualizada, como aconteceu em Abril de 2025, a população de referência é atualizada e passa a refletir a genética da população atual de animais.

Até Março de 2025, a base populacional incluía animais nascidos em 2015, mas, a partir de Abril de 2025, a base passou a incluir animais nascidos em 2020. Para a maioria das características, a média do PTA será redefinida para 0, com exceção da Contagem de Células Somáticas, Facilidade de Parto e Taxa de Natimortos. Com isso, todos os PTAs dos animais serão ajustados considerando a nova média.

Na Figura 1, há um exemplo com 3 vacas nascidas em anos diferentes: 2015, 2020 e 2022. Na base não ajustada de 2020, o animal nascido em 2015 representa a média 0, enquanto na base ajustada de Abril de 2025, o animal nascido em 2020 passa a representar essa média.

MUDANÇA DE BASE

Vacas nascidas em 2020 passaram a ter a sua habilidade de transmissão redefinida para zero, e todos os outros animais foram ajustados de acordo. Exceção: Contagem de Células Somáticas, Facilidade de Parto e Taxa de Natimortos serão centralizadas na média da raça, ao invés de zero.



É importante notar que o mérito genético dos animais na Figura 1 não mudou, no entanto, seus PTAs foram ajustados para refletir a comparação da sua genética com a atual população de animais.

COMO OS PTAS FORAM AJUSTADOS APÓS A PROVA DE ABRIL?

Todos os machos e fêmeas de todas as raças leiteiras avaliadas pelo CDCB antes de Abril de 2025 e após a prova, receberam um ajuste em seus PTAs para refletir seu valor genético atual em comparação com a nova base. Consulte a Figura 2 para ter uma referência rápida dos ajustes para a raça Holandesa.

QUAIS MUDANÇAS FORAM FEITAS NA FÓRMULA DO NM$ EM ABRIL DE 2025?

A fórmula do Mérito Líquido Vitalício (NM$), calculada pelo CDCB, é um índice abrangente que inclui as características econômicas mais relevantes para ranquear os animais com base em sua lucratividade ao longo da vida. A fórmula atual inclui 12 características individuais e 5 subíndices compostos. As mudanças na fórmula do NM$ ocorrem independentemente da mudança de base, para refletir as alterações nas variáveis econômicas.

Na revisão de Abril de 2025, nenhuma nova característica foi adicionada à fórmula do NM$, no entanto, a ênfase nas características atuais foi ajustada para refletir as novas estimativas de valor de cada característica, levando em consideração as variáveis de receita e custo. As Figuras 3 e 4 comparam a ênfase relativa de cada característica nas fórmulas de NM$ de 2021 e 2025.



QUAIS MUDANÇAS FORAM FEITAS NA FÓRMULA DO TPI EM ABRIL DE 2025?

Assim como a fórmula do NM$, a fórmula do Índice de Desempenho Total (TPI) inclui características economicamente relevantes em um índice ponderado para ajudar os produtores a classificarem os animais com base na lucratividade total. A fórmula do TPI engloba 46% de ênfase para características de produção, 28% para características de saúde e fertilidade, e 26% para características de conformação.

A Figura 5 mostra a fórmula do TPI, que é basicamente uma PTA ponderada, multiplicada por um fator multiplicador, com a adição de um valor constante, conforme descrito na Figura 6. O multiplicador é aplicado para ajustar o desvio padrão (variância) do índice, de forma que os valores de TPI não sejam afetados pela mudança de base, assim, os valores de TPI podem ser comparados ao longo do tempo. Já o valor constante é adicionado para compensar a redução da média devido à mudança de base feita pelo CDCB. Esse valor, que que era 2.363, foi alterado para 2.845 após a prova de Abril de 2025, refletindo o ganho genético dos últimos cinco anos. Esse ajuste não afetará o ranking dos animais.


Dentro da fórmula do TPI, teve também uma pequena alteração na fórmula de Eficiência Alimentar. A Figura 7 mostra a fórmula de Eficiência Alimentar antiga e a fórmula revisada em Abril de 2025.



A Prova de Abril de 2025 foi impressionante, com diversas mudanças, incluindo a mudança da base genética e revisões nas fórmulas do NM$ e do TPI. Para visualizar todos os dados mais recentes da prova dos touros e fêmeas da STgenetics® Brasil testados pela Genetic Visions-ST™, acesse stgen.com.br ou entre no seu perfil do STrategy™. A STgenetics® Brasil orgulha-se dos avanços genéticos realizados nos últimos 5 anos na indústria leiteira, os quais refletem na nova mudança de base. Continuaremos produzindo genética lucrativa e sustentável, e colaborando para que os nossos clientes sigam progredindo nas próximas gerações.

STgenetics® Brasil: A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.