Genética EcoFeed®cow: Conversão Alimentar de Novilha a Vaca

A STgenetics®, líder mundial em genética e tecnologia baseada em evidências, elevou mais uma vez o patamar da indústria leiteira. Produtores de leite agora podem escolher o quanto querem economizar em custos com nutrição, através da genética de novilhas a vacas

Com o intuito de criar um mundo melhor, o índice EcoFeed® da STgenetics® Brasil fez a agricultura avançar tanto em termos de sustentabilidade quanto em rentabilidade, mostrando que a genética controla a quantidade de alimento necessário para produzir cada litro de leite e seus sólidos. Com 8 anos de coleta de dados no mais amplo Centro de Pesquisa em Genética Bovina (STgenetics® Ohio Heifer Center), a STgenetics® Brasil tem o orgulho de anunciar o próximo nível de evidência para redução de custos com alimentação nas fazendas leiteiras: EcoFeed®heifer e EcoFeed®cow.

 

O que é EcoFeed®

Em 2014, a STgenetics® lançou um projeto intensivo para pesquisar a Eficiência de Conversão Alimentar em milhares de novilhas leiteiras em crescimento, de populações genéticas atuais. Anos mais tarde e compilando continuamente um enorme banco de dados fenotípicos, os resultados foram impressionantes: a Eficiência de Conversão Alimentar não é correlacionada com nenhuma outra característica ou índice genético! Isso levou ao estabelecimento do EcoFeed®, o primeiro índice direto da indústria leiteira a registrar ganhos genéticos para a Eficiência de Conversão Alimentar. Com a posterior modelagem genotípica realizada pelo Vision+™, a STgenetics® possibilitou previsões genômicas precisas para associar a genética individual à Eficiência de Conversão de Alimento, EcoFeed®.

A primeira evidência genômica para EcoFeed®heifer foi publicada em 2017, e desde então, mais de 750.000 fêmeas receberam avaliações EcoFeed® com Genetic Visions-ST™. O próximo desafio e objetivo foi expandir a pesquisa EcoFeed® para vacas em lactação e bezerros Beef on Dairy. Atualmente, um total de 866 touros da raça Holandesa foram testados para EcoFeed®heifer e 242 touros para EcoFeed®cow, tornando o EcoFeed® um dos maiores bancos de dados de Eficiência de Conversão Alimentar do mundo.

Com esta ampliação de pesquisa, a STgenetics® Brasil criou com sucesso os índices EcoFeed®heifer e EcoFeed®cow, permitindo aos produtores de leite uma redução mais precisa dos custos e melhoria na sustentabilidade do rebanho.

Como utilizar EcoFeed®heifer e EcoFeed®cow nas suas decisões genéticas?

EcoFeed®heifer prevê a Eficiência de Conversão Alimentar de novilhas na fase de crescimento, enquanto EcoFeed®cow prevê a Eficiência de Conversão Alimentar de uma vaca durante suas lactações. Ao selecionar animais para reposição do rebanho, é importante identificar a genética com características ideais de produção, reprodução e saúde, ao mesmo tempo em que se considera um bom desempenho em Conversão Alimentar vitalícia. 

Os índices EcoFeed®heifer e EcoFeed®cow estão positivamente correlacionados, o que significa que a seleção para um dos índices não impactará negativamente o outro índice. O índice EcoFeed®heifer pode variar de 77 a 123 enquanto o índice EcoFeed®cow pode variar de 46 a 157. A diferença no alcance entre estes dois índices simplesmente reflete que as vacas consomem cerca do dobro de ração por dia que as novilhas, de modo que há mais variação no consumo de ração. 

"Ser os primeiros a trazer para nossos clientes dois diferentes índices de Conversão Alimentar, um para novilhas e outro para vacas, é algo que sempre dissemos que faríamos. Estou extremamente orgulhoso da equipe por trás do EcoFeed® e da confiabilidade que isso trará aos criadores de gado leiteiro em todo o mundo. Juntos podemos impulsionar o avanço e fazer de nossa indústria um lugar mais sustentável e ambientalmente positivo, tudo isso enquanto focamos na rentabilidade", afirma Juan Moreno, CEO da STgenetics®.

Os touros da raça Holandesa da STgenetics® Brasil agora incluem uma avaliação para EcoFeed®heifer e EcoFeed®cow, visando auxiliar os produtores de leite na identificação de touros que atendam suas metas de produção, saúde, reprodução e características de tipo junto com a Eficiência de Conversão Alimentar durante o período de crescimento e na lactação. A progênie de touros com alto EcoFeed® consumirá menos alimentos em comparação com animais ineficientes, enquanto mantém a produtividade. 

Todas as fêmeas testadas em Genetic Visions-ST™ receberão uma avaliação de EcoFeed®heifer e EcoFeed®cow. Cada 10 unidades EcoFeed® representa 1 libra de matéria seca (MS) poupada por dia. Isto significa que uma fêmea com uma classificação de 120 deverá consumir menos 3 libras (MS) por dia do que uma fêmea com uma classificação EcoFeed® de 90. 

EcoFeed®plus = EcoFeed®heifer + EcoFeed®cow

Além das novas características EcoFeed®heifer e EcoFeed®cow que permitem aos produtores de leite selecionarem individualmente para a Eficiência de Conversão Alimentar de suas novilhas em crescimento e/ou vacas em ordenha, a STgenetics® Brasil está facilitando ainda mais as decisões de criação através da designação do selo EcoFeed®plus. Touros EcoFeed®plus combinam as características EcoFeed®cow e EcoFeed®heifer para permitir uma maior rentabilidade da propriedade, com base na redução de custos de alimentação ao longo da duração da vida produtiva de um animal.

  

Como as despesas de alimentação continuam aumentando, touros EcoFeed® da STgenetics® Brasil são uma solução para a redução de custos de produção. EcoFeed®heifer por si só já mostrou 15% de economia no consumo de alimento, 21% de economia na ingestão de água e 15% de economia nas emissões de metano1. Atualmente, os novos índices EcoFeed®cow e EcoFeed®heifer estão ampliando os resultados para redução dos custos, maior rentabilidade e menor impacto ambiental2, com maior acurácia, precisão e confiabilidade. 

Para acessar estas informações em formato PDF, clique no botão azul abaixo.

 

1  Fonte: Wilkerson V.A., Casper D.P., Mertens D.R. 1995. The prediction of methane production of Holstein cows by several equations. J. Dairy Sci.78:2402-2414; US EPAA
2 Fonte: Kebreab, E., J. R. Johnson, C. Heuer, and J. Deeb. 2021. Genetic Selection Through EcoFeed Index Reduces Carbon Footprint in Heifers. J. Anim. Sci. 99: Supplement 3: 145-145. DOI:10.1093/jas/skab235.266